O dia a dia

Rotina de um lar

Além de frequentar regularmente as escolas da comunidade local, as crianças participam de outras atividades dentro da própria Fundação.
Todos tem responsabilidades individuais e dividem atividades coletivas dentro da estrutura da casa e na comunidade interna, como cuidados com a horta e jardinagem e dos veículos da instituição. O objetivo é reintegrá-las a uma rotina de vida saudável incentivando a responsabilidade e a própria Solidariedade.

Mães sociais e adolescentes da Fundação Solidariedade participam de atividades no Centro volvo Ambiental

Nos dias 09 e 11 de julho, adolescentes e mães sociais da Fundação Solidariedade participaram de atividades no Centro Volvo Ambiental. Foram realizadas oficinas de artesanato e produção de palco (maquiagem e cabelo) para as mães e atividades de Educação Ambiental para os adolescentes.
Durante as aulas os participantes criaram, brincaram, aprenderam e as mães ainda ganharam uma repaginada no visual. Elas fizeram sobrancelhas, maquiagem e mudaram os cabelos durante as oficinas de produção de palco.
No artesanato foi trabalhada uma técnica de Falso Mosaico com massa acrílica em placas de MDF, trabalho que puderam levar para casa. Para o professor de artesanato, Cláudio Belmudes, foi bastante gratificante a realização desse trabalho. “Gostei muito de trabalhar com esse público e de ver e sentir a satisfação delas. Além dos resultados dos trabalhos que me deixou surpreso. Foi uma experiência gratificante para mim, com certeza”, conclui.
As oficinas culturais trabalharam a autoestima, a descontração e a integração das participantes.
Já os adolescentes participaram da Trilha dos Sentidos e da Gincana Ecológica. Os objetivos eram gerar mudanças de comportamento, disseminação do conhecimento, desenvolver trabalhos em equipe e diversão, claro.
Na atividade da Trilha dos Sentidos, os adolescentes eram vendados e precisavam desvendar os sabores, texturas, sons e aromas da natureza. Na Gincana Ecológica foram formadas equipes, por meio de sorteio, com cinco provas que abordavam conceitos importantes sobre meio ambiente e conservação da natureza.
Para o Biólogo e Educador Ambiental do Centro Volvo Ambiental, Samuel Schawaida, a visita foi bastante produtiva. ”Os adolescentes demonstraram ter gostado das atividades e da experiência na mata, além de compreendido conceitos e atitudes necessárias para a conservação da natureza, algo que pode gerar frutos a curto ou longo prazo”, finalizou.

img001.jpg
img002.jpg